O Prelúdio Nostálgico da Novidade

Cézar Antonio de Sousa
2 min readSep 2, 2022

--

O grande terror de ficar velho, é ter que assistir coisas que eram normais serem requentadas como descobertas.

No cenário atual, algumas marcas e personalidades começaram a receber o carimbo de Inovação e Vanguarda por tratarem de temas como Educação a Distância, Respeito ao Meio-Ambiente, Direitos LGBTQIA+ e Igualdade Racial.

Nada contra, mas pra quem está perto de chegar aos 40 como eu, esse reconhecimento causa um certo espanto.

Comercial da Marca O Boticário de 2015. Que chocou muita gente ao mostrar pessoas do mesmo sexo se abraçando e trocando presentes.

Imagine por exemplo que, em 1998 alguns desses temas listados acima foram expostos com extrema naturalidade e bom gosto durante alguns comerciais da Rede Globo(!).

Naquele ano, a Fundação Roberto Marinho buscou celebrar os seus 20 anos de existência em uma trilogia de comerciais cheia de estilo. Que além de apresentar seus projetos sociais, nos brindava com mensagens de valorização do nosso Patrimônio, nosso Meio-Ambiente e da nossa Educação.

Ao som de um samba clássico de Vinícius de Morais, as imagens da fauna Brasileira eram intercaladas com pessoas das mais diversas etnias e idades, aulas remotas de Matemática numa Televisão de Tubo (??!!) e num trecho há até uma leve sugestão de um casal homossexual.

Tanta inovação ainda conseguiu encaixar frases como “…sem patrimônio um povo não tem história e sem história um povo não é ninguém…” sem nenhum viés panfletário.

Conclusão

Este comercial não era uma mera peça de publicidade. Basicamente era uma porta de entrada para pessoas curiosas, conhecerem um pouco do que existe de mais sofisticado na música brasileira.

A versão original de “Samba em Prelúdio” é executada utilizando um contraponto de vozes super complexo. Fato que motivou o músico Paulinho Nogueira a aceitar o desafio de criar esta versão em Chord Melody que está no vídeo abaixo.

Paulinho Nogueira te fazendo desistir de aprender violão.

Se por um lado fico feliz e agradeço ao Youtube por me proporcionar essa viagem ao passado, não consigo esconder a tristeza de perceber que alguns assuntos que eram exibidos nos intervalos de programas infantis em 1998 se tornaram Tabus nas discussões de 2022.

Um abraço e obrigado pela leitura.

--

--